Ambiente e Alterações Climáticas: Entre políticas e tecnologia
O mundo vive uma tripla crise planetária, com a perda acentuada de biodiversidade, a crise climática e a poluição (da água, dos solos, etc.) – a qual configura uma ameaça existencial à humanidade.
No entanto, a trajetória das emissões está a divergir das metas do Acordo de Paris e as dinâmicas geopolíticas e comerciais/económicas parecem relegar para segundo plano a necessidade de um desenvolvimento sustentável. A nível global, o princípio consagrado das “responsabilidades comuns mas diferenciadas” não se tem traduzido num apoio adequado aos que menos contribuíram para a crise ambiental, quer para a adaptação e mitigação climática, quer para que possam aproveitar devidamente as oportunidades da transição “verde”.
As alterações climáticas e a degradação de ecossistemas estão a agravar desigualdades, a ameaçar meios de subsistência e a gerar deslocamentos forçados, pelo que são também um desafio social, económico e de direitos humanos. É neste contexto, no qual se entrecruzam soluções tecnológicas, interesses económicos e escolhas políticas, que decorrerá no Brasil a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas de 2025 (COP 30).
O debate centrou-se nas seguintes questões:
- Ainda é possível cumprir Paris e os demais tratados/objetivos ambientais? Como se interligam interesse económicos e empresariais com soluções tecnológicas e escolhas políticas?
- Como assegurar uma transição ecológica que seja simultaneamente sustentável, equitativa e justa, e que conjugue interesses económicos e políticos com fatores humanos e sociais?
- Como promover uma partilha de responsabilidades e incentivos adequados (financeiros e fiscais, tecnológicos, etc.) para políticas e práticas mais sustentáveis?
Oradores:
Kalil Cury Filho, Engenheiro, CEO e fundador da Partner Desenvolvimento, membro da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura.
Francisco Ferreira, Professor Associado na FCT/NOVA, presidente da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.
Lucila de Almeida, Professora Associada da NOVA School of Law, Abreu Chair em ESG, Energy and Climate e Coordenadora da NOVA Green Lab.
Maria João Marques Paixão, Assistente convidada de Direito da Universidade de Coimbra.
Moderação: António Pereira Neves, Jornalista da LUSA.
Pode assistir à sessão AQUI.
O evento, organizado pelo Clube de Lisboa e pelo Grémio Literário, decorreu a 17 de outubro de 2025 e inseriu-se no âmbito do projeto Desafios Globais para o Desenvolvimento.