O que pensam os portugueses sobre os desafios globais e a solidariedade internacional?
O Clube de Lisboa organizou um debate público sobre “O que pensam os portugueses sobre os desafios globais e a solidariedade internacional”, a no dia 16 de outubro de 2025, no Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Lisboa.
O debate teve como base uma sondagem feita no início do presente semestre a uma amostra representativa da população portuguesa.
A sondagem, cujos resultados estão disponíveis aqui, permite conhecer o que os cidadãos em Portugal pensam sobre a resposta aos desafios globais, a solidariedade internacional, o papel da ONU e o posicionamento de Portugal. Será que se preocupam com os desafios que afetam a humanidade? Qual a sua perspetiva sobre o aumento das despesas em defesa, sobre a transição verde e sobre a ajuda externa de Portugal aos países mais pobres e vulneráveis? E estarão mais pessimistas ou otimistas sobre o futuro?
Os resultados principais foram apresentados pela investigadora Patrícia Magalhães Ferreira e os comentários estarão a cargo da jornalista Luísa Meireles, Diretora de Informação da LUSA. A sessão foi presidida pela Senhora Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Prof. Doutora Ana Isabel Xavier.
Evento no âmbito do projeto Desafios Globais para o Desenvolvimento, promovido pelo Clube de Lisboa em parceria com a Plataforma para o Crescimento Sustentável e a UNIVERSIDADE AUTÓNOMA DE LISBOA , com o apoio do Camões, I.P.